domingo, 23 de julho de 2006



É domingo, são 16:58 pm e não há nenhum dos meus contatos on-line. Todos devem estar fazendo alguma de coisa de real que a vida deve ter oferecido e estou aqui. Eu e meu computador. Parece que até meu violão não quer nada comigo hoje. Sobre estar sozinho eu sei. O mundo gira paralelo a mim.

sábado, 22 de julho de 2006

Farejando o Passado

É isso aí. Na próxima semana estarei na cidade de Matozinhos-MG, participando de escavações paleontológicas junto a uma equipe da USP. Uma experiência totalmente nova para mim...Essa coisa de tentar enteder um pouco da pré-história do Brasil, através de vestígios de eras passadas. No caso, estaremos trabalhando numa gruta que registra vestígios da megafauna que viveu na Região de Lagoa Santa. Sempre quis me aprofundar(literalmente) neste assunto e agora surgiu uma boa oportunidade de ter uma experiência empírica na área. Na medida do possível, vou postar aqui alguns relatos do campo.

quinta-feira, 20 de julho de 2006

(in)CONCLUSÃO


(As dívidas e as dúvidas disputam um espaço maior agora. A que vencer vai se tornar prioridade impreterível).

Existe muita coisa que ganha e perde importância com o passar do tempo, mas perceber isso é que é o difícil. Quando se dá conta, aquilo que era importante já não existe mais, ou aquilo que não valia nada passa a permanecer o tempo todo sob sua atenção.

Quem define o que – ou o que define quem - vale a pena entrar em voga?

Daí o questionamento, do questionamento as descobertas, das descobertas os pensamentos, dos pensamentos as conclusões.

Dentre as conclusões mais importantes que um cidadão pode adquirir, se destaca o conceito de limitação. Mais do que isso, a humildade do indivíduo em admitir sua limitação. É ver aquilo que é absolutamente intangível e aceitar que esquecer daquilo é a melhor forma de se conformar.

Agradeço: Obrigado, Oh Bom Deus, porque me destes uma mente sã, e a ciência plena de que existem coisas que nunca pude, não posso, e jamais vou conseguir ter ou fazer por mais que eu queira. Dou-te graças, porque me permitindo perceber essa verdade, posso destinar minhas forças e meu tempo a atividades mais úteis em prol da minha própria edificação, ao invés de ficar tentando fazer coisas impossíveis. Obrigado por me dar essa condição que tu destes a poucos até hoje, pelo menos é o que tenho percebido.

Agora alguém, exceto Deus, me responda: Há disputa mais inconclusiva do que aquela travada entre as dívidas e as dúvidas?


terça-feira, 18 de julho de 2006

Uma Canção

Escrevi esta letra hoje, achei meio piegas. Mas o que posso fazer?

A Estação

Se o amor vier bem devagar
Grita logo, que ele vem
Não demora muito pra chegar
À essa hora já pegou o trem
Vem correndo, vai te encontrar
Vai trazer de novo o seu "alguém"
Desfazer as horas, e o lugar
Ao te chamar de novo:
"Vem meu bem"!

sábado, 15 de julho de 2006


É bom saber que o mundo é grande quando não se tem ninguém.

É um consolo imaginar que em algum lugar por aí existe alguém que cabe certinho nos moldes que o destino preparou pra você e portanto pode viver ao seu lado, e que esse alguém também procura alguém igualzinho a você, que se veste como você, que fala como você, que tem as manias que você tem. Ou seja, é acreditar que sua cara metade está perambulando por qualquer canto do mundo e que a possibilidade de vocês se encontrarem e viverem um amor feliz e eterno existe.

Sinto vontade de sair a procura desse alguém as vezes, mas já aprendi que fazer planos é o exercício mais vão a que alguem pode se dedicar.

Prefiro acreditar que o próprio destino vai resolver isso pra mim.

quarta-feira, 12 de julho de 2006

POR INFLUÊNCIA DO MEU PAI


O ano era 1987, e esse foi o primeiro livro de desenhos que ganhei. Presente do meu pai. O livro tava emprestado com um amigo meu das "antigas" e, eu nem lembrava mais que ele existia. Resistiu bravamente ao tempo e as traças, só pra me encher de saudade de um tempo bom que, como já dizia Thaíde, não volta nunca mais.

terça-feira, 11 de julho de 2006

AMOR-PERFEITO



Parei pra pensar: Por que será que é tão difícil se desprender de um amor antigo?

Deve haver uma resposta bastante objetiva, mas nesse contexto há sentimentos demais entrando em choque, há pensamentos demais procurando lugar seguro.

O medo de iludir (e de se iludir, por que não?), a dúvida em saber se você quer ou não estar fazendo aquilo, não saber se a vida está andando pra trás ou se é você que está tomando atitudes espontâneas, querer que o tempo esteja submisso a você para que você possa voltar nele toda vez que quiser.

Às vezes é meu próprio egoísmo que me põe na lona, e pra me reconstruir só serve o orgulho. Pelo menos esse estado me permitiu fazer a grande descoberta de que o amor mais imperfeito não é menos amor. Talvez demorasse uma vida inteira pra que eu descobrisse isso, mas não, aconteceu agora. Bonito. O amor se realiza na esfera de sua própria contingência e por isso é que vale tanto...

Posso até ter ido longe demais, mas, chegar até a porta da certeza e voltar ao alicerce da dúvida faz a gente elevar o pensamento, mesmo que nada do que eu tenha dito aqui tenha me ajudado a encontrar resposta.

Por que será que é tão difícil se desprender de um amor antigo?

domingo, 9 de julho de 2006

O TREM DA VIDA


Esse desenho é um trecho de uma HQ que estou fazendo. No caso, a estória de um maquinista cansado com a monotonia do percurso que é obrigado a fazer todos os dias. Sempre passando pelos mesmos lugares, pegando as mesmas pessoas, as mesmas paradas... O engraçado é que hoje, andando pela beira da lagoa, senti esse mesmo cansaço, essa vontade de abraçar o nada. Será que o trem da minha vida vai descarrilhar também?

quarta-feira, 5 de julho de 2006

Cem Palavras para descrever o momento...


Lô- ônibus-escola-papo-noite-caminhos-perdas-danos-veredas-ali-pato-formato-pedaços-benjor-estrelas-meninas-sorrisos-livro-carro-partir-andar-mínimo-mais-som-chão-flor-futebol-amanhã-espera-cactus-ausência-camaradas-músicas-longe-desenho-mão-violões-lagoa-calma-sereno-hermanos-vidas-latrinas-solidão-chuva-diamantes-verde-pedaço-correr-cinquenta-sertão-alguém-alguma-hora-qualquer-devagar- acordar-meio-sonho-meia-azul-voltar-cidade-sete-segundo-relógio-tempo-quebrado-pia-coração-contorno-mente-ilusão-cerebral-para-nasci-manual-amor-quase-fatal-algoz-sol-madrugada-sorriso-garota-pegada-beijo-escapa-passeio-sob-pedras-roseiras-tambor-bate-cara-semblante-novo-amigo-velho-travessia.

domingo, 2 de julho de 2006

Adição


Boas novas!
Daqui pra frente o Manual Cerebral vai contar com mais uma cabeça. É, o meu brother, parceiro de várias canções, letrista, chargista, pai de família, pensador, humorista e geógrafo (nas horas vagas) vai entrar pro barco e me ajudar nesse projeto.
Evandro também é o fundador do Fololog "Alves Comics", no qual ele publica seus trabalhos como desenhista...
Bom, não vou falar muito sobre o cara para que todos possam conhecê-lo ao longo do tempo, e se é pra somar, que venha depressa!
Seja bem vindo Alves!